Alimentação no carnaval

Alimentação no carnaval

-Durante a folia do Carnaval é preciso beber mais água do que o normal? Há uma quantidade recomendável?

Sim. A água é o líquido mais abundante do organismo, correspondendo de 50 a 70% da massa corporal e é importante, dentre outras funções, na regulação da temperatura corporal. Em climas quentes como nesta época do ano, pode-se perder de 1 a 2 litros de água por hora. Para a devida reposição, deve-se tomar pelo menos 1 litro de liquido por hora, que pode ser água, sucos, água de côco ou repositores hidroeletrolíticos. Para aqueles que não dispensam uma cerveja, o ideal é intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre uma latinha e outra para evitar a desidratação e minimizar a ressaca no dia seguinte.

- Quais alimentos são bons para aguentar as horas de bloco? Tem algum alimento que seja bem energético e leve ?

O ideal é fazer uma alimentação leve, rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, de 30 minutos a 1 hora antes da folia, pois desta forma o cansaço e a fome chegam mais tarde. Uma boa opção é fazer um lanche antes com sanduíche de pão integral ou sem gluten, pasta de soja ou grão de bico com um suco de uva orgânico, sem açúcar, por exemplo, que pode ser adicionado de 1 colher de café de guaraná em pó, para dar um gás, ou ingerir frutas com semente de chia e quinua em flocos e levar barras de cereais ricas em fibras para comer durante, não esquecendo de fazer pequenos lanches de 3 em 3 horas.

- Algum alimento deve ser evitado durante o feriado?

Sim. Evitar sanduíches com molhos gordurosos, assim como frituras e carnes gordas, como lingüiças e salsichões, pois demoram mais a serem digeridos e podem causar mal estar.

- E se o folião abusar na bebedeira? Algum alimento pode ajudar na ressaca?

Sim. Para aqueles que não dispensam uma cerveja, o ideal é intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre uma latinha e outra.
Um mês antes, é interessante tomar uma suplementação personalizada recomendada por seu nutricionista com vitaminas do complexo B, vitaminas antioxidantes, ácido lipóico, coenzima Q10 e a silimarina, fornecendo uma energia extra e protegendo o fígado. Lembrando sempre que toda suplementação deve ser individualizada de acordo com as necessidades de cada um.
Nos dias da folia, alem de se tomar bastante água, recomenda-se ingerir um suco de couve (ajuda na desintoxicacão do fígado, alem de ser rico em cálcio e vitaminas do complexo B ) com laranja e banana ( rica em potássio, auxiliando na redução da fadiga muscular) no café da manhã, e chás desintoxicantes, como dente de leão e boldo, que podem ser misturados ao chá de hibiscus para retirar o gosto amargo. A inclusão de brócolis, alcachofra, couve flor ou repolho (desintoxicantes) na salada também vão auxiliar o processo Detox.