(21) 3026-6335/2148-2666

Alimente-se bem no friozinho do inverno

Alimente-se bem no friozinho do inverno

A chegada da estação mais fria do ano não mexe só nos termômetros, mas também com o apetite. No inverno, gastamos mais energia para nos manter aquecidos e às vezes até vacilamos na dieta.
Mas afinal, quais alimentos devem ser consumidos para ajudar a manter nossa temperatura?

No inverno poderemos ingerir os alimentos mais quentes e picantes, trocar as saladas frias por preparações refogadas, grelhadas e assadas. Devemos ingerir alimentos que favorecem o sistema imunológico como o alho, cogumelos e as frutas cítricas, que juntos são importantes para prevenir gripes e resfriados. Todos os tipos de feijões e grãos integrais, batatas, sementes e oleaginosas como as castanhas, nozes, amêndoas, e temperos como o coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola, canela, com propriedades termogênicas, são responsáveis por aumentar o gasto calórico durante sua digestão.

Mais fome no inverno – durante o inverno, nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal, principalmente nos locais onde o frio é mais rigoroso. Aqui no Brasil, no entanto, o inverno na maioria dos estados não é tão intenso e esse aumento não chega a 10% do gasto diário calórico, o que não justifica elevar a ingestão calórica. Portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando no consumo dos alimentos altamente calóricos.

Caldos e sopas são boas sugestões para essa época do ano: os caldos se destacam por serem mais espessos e engrossados. Em geral, são cozidos com menos água e por um tempo mais prolongado em fervura leve. Use e abuse de ervas e especiarias para aumentar o sabor deles e ainda ingerir mais nutrientes.

As sopas em geral são mais líquidas que os caldos e podem ser feitas com carnes, aves, peixes, vegetais e grãos, ervas finas, gengibre, orégano entre outros ingredientes fervidos em água quente para extrair o sabor dos alimentos. Para tornar a sopa mais cremosa basta bater uma parte da sopa , como por exemplo a couve flor cozida com água, no liquidificador. A couve flor pode substituir a batata para reduzir o valor calórico da sopa.

Mas atenção! Alimente-se bem. É importante deixar pedaços de vegetais na sopa para se estimular a mastigação e aumentar a saciedade.

Ao escolher a carne, dê preferência àquelas com menos gordura (patinho, maminha e músculo são alguns deles).
Optar também por peixes e frutos do mar é uma ótima ideia, pois são ricos em zinco e importantes para as células de defesa e para a fertilidade.

Quais os alimentos que devemos evitar nesta época do ano? Devemos evitar as sopas com ingredientes gordurosos feitos com gordura saturada de origem animal como paio, bacon, manteiga, creme de leite, entre outros, pois a ingestão freqüente de gordura saturada está relacionada com doenças crônicas e degenerativas.

Bebidas quentes podem ajudar a manter o corpo aquecido? Quais sãos as melhores? Sim, bebidas como chá de ervas ou leites de oleaginosas, como de amêndoas com cacau, ou leite de arroz banana e canela aquecem, são nutritivos e saborosos.

Das frutas, quais as melhores para o inverno? As melhores frutas são sempre as da estação. No nosso inverno podemos aproveitar as seguintes frutas: abacate, banana prata, caqui, laranja, maçã, morango e tangerina.

Veja receitas de sopa

Depoimentos