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Cansaço? Pode ser Anemia!

Cansaço? Pode ser Anemia!

Anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias. As crônicas são provocadas por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme, por exemplo) e as adquiridas, ocorrem por deficiência nutricional, na gestação, por deficiência de ferro (anemia ferropriva, a mais comum), por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico (anemia megaloblástica).

Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Quando um paciente não trata a anemia corretamente, podem ocorrer palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia.

No caso da Anemia Ferropriva, a deficiência de vitamina A pode afetar a mobilização do ferro das reservas.

A vitamina C aumenta a biodisponibilidade do ferro não heme, aquele que encontramos nos vegetais, como feijão e vegetais verde-escuros, como a couve. O mineral zinco pode diminuir a biodisponibilidade de ferro e, caso seja necessária a suplementação de ferro, esta deve ser feita de forma  isolada.

Alimentos ricos em cálcio podem atrapalhar a absorção de ferro. Portanto, é recomendável a ingestão de alimentos ricos em cálcio no desjejum e na ceia, visando uma melhor absorção do ferro do almoço e do jantar.

Combinações interessantes:

Feijão com salada de cenoura cozida e laranja

Suco de couve com kiwi

Brocolis com batata doce

Sopa de agrião com batata baroa

Os principais alimentos para prevenir anemia são a carne vermelha, fígado de galinha, ostras e semente de abobora, feijões, lentilha e  soja.

Os vegetarianos correm mais risco de ter anemia, mas se eles souberem utilizar as fontes vegetais com combinações que potencializam a absorção do ferro e evitar combinações que a prejudiquem, podem conseguir prevenir a anemia. Além disso, deve-se evitar café e alguns tipos de chá depois do almoço e jantar, assim como alimentos ricos  em fitatos e oxalatos.  O cálcio, presente no leite e derivados e os fitatos, presentes em sementes e leguminosas, taninos, encontrados nos chás e café, e oxalatos, presente no chocolate, diminuem a absorção do ferro.

Uma alimentação inadequada, assim como mulheres que possuem miomas, onde tem uma menstruação com muita perda de sangue, podem ocasionar a anemia. O risco de anemia aumenta também na gestação, durante o aleitamento materno e nos idosos.

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