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Qual dieta é melhor para perder peso?

Qual dieta é melhor para perder peso?

Embora dietas de baixo índice glicêmico e de alta proteína sejam bastante populares, seus efeitos sobre a perda de peso não tem sido verdadeiramente comparados apropriadamente em ensaios controlados. Em um estudo, 129 jovens adultos com excesso de peso ou obesidade foram distribuídos aleatoriamente para uma das quatro diferentes dietas que duraram 12 semanas . As dietas de teste consistiram em 55% carboidratos, quer com um índice glicêmico alto ou baixo, ou 25% de proteína, com alto ou baixo índice glicêmico. Todos os quatro grupos de intervenção experimentaram perda de peso semelhante (variando de -6,2% e -4,8%). No entanto, a dieta com alta proteína e baixo índice glicêmico promoveu uma redução na gordura corporal, ao passo que a dieta alta em carboidratos, baixo índice glicêmico provocou uma redução do risco cardiovascular clinicamente relevante.

Outro estudo de intervenção examinou os efeitos de uma dieta com alta carga glicêmica versus uma  dieta com carga glicêmica baixa , ambos resultando em uma restrição de energia de 30%, em 34 adultos saudáveis com sobrepeso. A perda de peso em ambos os grupos foi semelhante após 1 ano (-8,0% e -7,8% no grupo de alta carga glicêmica e  baixa carga glicêmica, respectivamente).

Em outro ensaio, as dietas de baixo índice glicêmico ajudaram a manter a perda de peso. Após 8 semanas, quer após o grupo com  índice glicêmico baixo ou alto, ambos com restrição de energia de 30%, os participantes do grupo de baixo índice glicêmico perderam significativamente mais peso do que aqueles que consumiram uma dieta com alto índice glicêmico (-5,3% Versus -2,9%). Além disso, a recuperação do peso de 1 ano após a intervenção foi significativa apenas no grupo da dieta de alto índice glicêmico De acordo com esses resultados promissores, os autores concluíram que as dietas de baixo índice glicêmico podem resultar em favoráveis adaptações fisiológicas durante a restrição energética que facilitam a perda de peso, assim como prevenir o reganho a longo prazo.

Finalmente, um outro estudo comparou a eficácia de quatro populares dietas de perda de peso: Atkins (20-50 g de carboidratos por dia); Ornish (alto teor de carboidratos, máximo 10% de gordura); Zona (30% de proteína, 30% de gordura, 40% de carboidratos) e Learn (55-60% de carboidratos). Neste ensaio, 311 mulheres pré-menopausadas com excesso de peso ou obesidade foram aleatoriamente designadas para seguir uma destas dietas por 12 meses.

O grupo de dieta de Atkins teve maior perda de peso do que os outros três grupos (-4.7kg Atkins, contra -1.6kg Zone, -2.6kg Learn e -2.6kg Ornish), mostrando diferenças significativas com o grupo da dieta da zona. Não foram observados efeitos adversos após 12 meses em pacientes após a dieta de Atkins, que estava de acordo com os resultados de estudos anteriores de curto prazo e revisões críticas. No entanto, os autores não puderam estabelecer se o aumento da perda de peso foi devido ao teor de carboidrato reduzido ou o aumento da quantidade de proteína na dieta. Importante salientar que as preferências pessoais e estado metabólico devem ser considerados ao selecionar intervenções dietéticas para tratamento individualizado da obesidade, a fim de se evitar as altas taxas de abandono ao tratamento. Além disso, além de recomendações universais que promovem hábitos alimentares saudáveis, o aconselhamento dietético personalizado terá de se concentrar em circunstâncias únicas de cada indivíduo, incluindo traços fenotípicos, alergias e intolerâncias alimentares, gostos e desgostos, restrições ambientais e antecedentes genéticos.

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