3026-6335 / 2148-2666

Envelhecimento saudável

Envelhecimento saudável

Quando falamos em longevidade, lembramos de algo duradouro, vida longa, aumento da expectativa de vida.

A expectativa de vida do brasileiro nascido em 2015 aumentou e passou a ser de 75,5 anos, mas a pergunta é: como podemos chegar lá  saudáveis, e também retardando o envelhecimento?

Na ultima Pesquisa do IBGE em 2013, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estavam com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25, o que contribui para o aumento das doenças crônicas, como o Diabetes, câncer e doenças cardiovasculares (DCV).

Entao, de cara, já posso falar pra voces que precisamos manter um peso adequado para termos uma longevidade saudável.

Hoje existem varias estratégias que nos podemos usar em nosso plano alimentar para perda de peso e para uma longevidade saudável. Uma dessas estratégias utilizadas é a conhecida RESTRIÇÃO de calorias da dieta.

A restrição de calorias da dieta  leva a uma diminuição da produção de insulina pelas células ß do pâncreas e, consequentemente, a uma diminuição do depósito de gordura (tecido adiposo). A restrição calórica diminui também a formação dos radicais livres, um dos fatores relacionados ao envelhecimento e à formação  de diversas doenças crônicas.

Mas na pratica … Reduzir as calorias por tempo prolongado não e fácil…

Ainda mais nesse mundo frenético em que vivemos…

Um plano alimentar que ganhou popularidade considerável na última década é o jejum intermitente, que utiliza vários tipos de protocolo, como o método 16 por 8 ou 2 dias de restrição calórica severa por semana, a fim de reduzir o consumo de energia, promover perda de peso, e melhorar o perfil lipídico. O efeito a longo prazo da restrição alimentar crônica  em seres humanos ainda não está claro, mas pode ser uma futura estratégia alimentar potencialmente interessante para a longevidade, particularmente dada a epidemia do sobrepeso no nosso pais. Mas atenção! Esta abordagem não serve para todos!

Outra estrategia  é aumentar a expressão da sirtuina 1, um gene relacionado com aumento da longevidade e antienvelhecimento, através do aumento do numero de mitocondrias  ( que são organelas que geram energia necessária às atividades das células ) e melhorando também o metabolismo. No tecido muscular, a SIRT1 aumenta a queima de gordura.( ativa PGC-1α, induzindo a biogênese mitocondrial e aumentando a oxidação de ácidos graxos.) Como por ex,  pessoas com metabolismo lento , que tem menos mitocôndrias,  podem se beneficiar com esse aumento da expressão da sirtuina 1. Plano alimentar low Carb, resveratrol e o uso de gorduras boas são algumas estrategias utilizadas. Marque sua consulta!

 

 

Depoimentos