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FODMAPS

FODMAPS

Melancia e pimentão te fazem mal? Dores, desconfortos intestinais, gases  e inchaço são sintomas comuns apresentados em minha pratica clinica e podem ser desencadeadas por intolerâncias alimentares. Cafeina, alcool, fibras e gorduras podem ser apenas alguns desses alimentos. As Intolerâncias alimentares, por ocorrerem dias  após a ingestão, tem  sua identificação bastante dificultada. Muitos estudos  relatam intolerâncias alimentares específicas de acordo com questionários dos pacientes. Esta metodologia é irrealista devido a mistura de alimentos incluídos nas refeições e lanches, com alta probabilidade de localizar o culpado errado. Nas últimas décadas, o papel dos componentes dietéticos em induzir sintomas de Síndrome de Colon Irritavel tem sido explorado. Há evidências de que certos componentes alimentares podem contribuir para os sintomas através dos efeitos de má absorção de carboidratos e hipersensibilidade através da ingestão de alguns alimentos.

Uma dieta com baixa quantidade de FODMAPS (fermentáveis oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarideos e polióis) e uma dieta de eliminação para o alimento sensível podem acabar com esses sintomas.

FODMAPS são carboidratos osmóticos de difícil digestão e sua má digestão pode estar associada com uma disbiose intestinal.

Esses alimentos aumentam a quantidade de agua no intestino causando inchaço em pessoas sensíveis a esses alimentos.

Uma dieta pobre em FODMAPS reduz a fermentação e a produção de gases, diminuindo a distensão abdominal e os sintomas associados, como constipação intestinal, diarréia, inchaço e dor abdominal.

Quer saber as fontes alimentares mais ricas em FODMAPS?

FOS (frutanos)– Trigo, centeio, cebola, alho, alcachofras

LACTOSE – leite

FRUTOSE – mel, maçã, pera, melancia, manga

SORBITOL- maçã, pera, algumas balas sem açúcar e chicletes

MANITOL – cogumelos, couve flor, algumas balas sem açúcar, chicletes

GALACTANOS – repolho, brócolis, pimentão, feijão, grão de bico, bebidas de soja

Além da identificação de alimentos com FODMAPS, podemos avaliar também intolerâncias alimentares ao glúten, ovos, amendoim, castanhas, nozes, peixes e frutos do mar, sementes, dentre outros.

Existem  Exames Funcionais, realizados aqui na Clínica, que podem detectar  intolerâncias alimentares.

Consulte sempre um nutricionista antes de retirar alimentos de sua dieta, pois se não houver a substituição adequada, podem ocorrer carências e distúrbios nutricionais, como anemias e fadiga crônica. A Dieta pobre em FODMAPS nem sempre é para o resto da vida! Ela pode durar entre 4-6 semanas, e, com o devido tratamento do intestino e redução do estresse, que também pode ser uma das causas, os alimentos podem ser reintroduzidos um a um, observando-se os sintomas.

 

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