(21) 3026-6335/2148-2666

Frutas secas energia rápida para os treinos

Frutas secas energia rápida para os treinos

As frutas secas, que são desidratadas, apresentam maior concentração de carboidratos que as frutas frescas, sendo, portanto, uma excelente fonte energética para antes, durante ou depois dos treinos.

Durantes os treinos, são práticas de carregar e fornecem uma energia rápida, além de conter minerais como cálcio e potássio. Mas lembre-se: se vai correr menos de uma hora, deve fazer uma refeição ou um lanche antes, mas não precisa repor energia durante o exercício, apenas se hidratar. Após o treino, é o momento da recuperação do glicogênio muscular e as frutas secas também são boas opções.

A quantidade consumida vai variar de acordo com o peso, objetivo (perda de gordura ou ganho de massa magra) e intensidade do treino. Como exemplo, podemos citar a ameixa. Enquanto 100 g de ameixa preta fresca possuem 43 calorias e 10 gramas de carboidratos, a mesma quantidade de ameixa seca possui 186 calorias e 43 gramas de carboidratos.

Existem várias frutas desidratadas no mercado hoje. Abaixo, seguem algumas opções:

Cranberry – rica em antioxidantes e proantocianidinas, previne contra o excesso de radicais livres (substâncias que se elevam com a prática de atividade intensa e que, em excesso, podem danificar as células sadias do nosso corpo, gerando até inflamações crônicas e doenças) e impede a fixação de bactérias na mucosa da bexiga e do estômago, sendo indicada na prevenção e tratamento de infecção urinária, gastrites e úlceras.

Cerejas – por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podem ajudar a reduzir o stress muscular e das juntas após o exercício.

Blueberries ou mirtilo – boa fonte de polifenóis, especialmente as antocianinas, micronutrientes e fibras. Estudos têm mostrado melhoras significativas na redução da oxidação do LDL (colesterol que pode causar danos nas artérias) e diminuição na produção de radicais livres. O resveratrol presente no mirtilo ajuda a prevenir a aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias).

Outros exemplos são: Damasco, Ameixa, Banana-passa, Uva-passa e Tâmaras.

Depoimentos