(21) 3026-6335/2148-2666

Natal e Ano Novo saudáveis

Natal e Ano Novo saudáveis

Deliciar-se em demasia parece ser parte integrante do Natal e Ano Novo. Essas datas são usadas muitas vezes como uma desculpa para comer, beber em excesso e “deixar a vida te levar”. Mas por que tem que ser assim? Será que vale a pena ter que voltar á estaca zero, tendo que reiniciar a perda de peso  em janeiro?

Certamente isso se torna apenas um ciclo vicioso toda vez que chega o Natal e Reveillon.

Então, por que não continuar no seu caminho saúde durante todo o ano, permanecendo na alimentação consciente e mantendo escolhas de estilo de vida saudáveis?

Uma dica fundamental é não abusar .  O  ganho de peso não ocorre apenas com uma noite de Natal, mas sim com o aumento na ingestão calórica dia após dia, após dia …

  • Comemorar com um drinque ou dois no Natal e no Reveillon é uma obrigação para muitas pessoas, mas beber demais pode colocar sua saúde em risco. Uma maneira simples de evitar isso é tomar um copo d’água para cada copo de álcool, o que  mantem a hidratação, com menos risco de ressacas.
  • Outra dica importante é não exagerar nas frituras e nos pratos mais indigestos, como aqueles com excesso de creme de leite. Cuidado com saladas com muito molho, pois esses podem ser muito calóricos.
  • Fazer algumas mudanças alimentares saudáveis, como:

✔ Retirar a pele do peru

✔ Utilizar azeite em vez de manteiga

✔Nos aperitivos, usar pasta de grão de bico e queijo de cabra e búfala, que  geralmente contem menor teor de gordura,  em vez de queijo brie, roquefort ou queijo bola.

✔ Fazer canapés com massas integrais ou coloridas com vegetais, como os blinis funcionais ajudam seu intestino a eliminar as toxinas e ainda acrescenta vitaminas e minerais à sua alimentação.

  • Desacelerar e  aproveitar cada mordida comendo  devagar, pois se comer muito depressa, além e terminar logo, se sentindo  desconfortavelmente cheio,  seu estômago vai sendo esticado, podendo levar a obesidade.
  • Respeitar seu apetite. Não passe fome para compensar o excesso de comida. Mantenha a sua alimentação normal . Pular refeições e passar fome podem  confundir  seu ritmo de apetite e resultar em um ciclo vicioso de dietas radicais  e excessos a longo prazo.
  • Manter-se ativo. Andar de escadas em vez de tomar o elevador, estacionar o carro mais longe do destino ou parar num ponto de ônibus a frente e fazer 10 minutos de exercícios simples logo da manhã, como pular, dançar , já fazem seu corpo queimar algumas calorias. O exercício é sempre possível, não há desculpas!
  • Usar suas sobras sabiamente, fazendo uma salada com molho de iogurte, mostarda e mel com o peru desfiado, por exemplo.
  • Estar atento, focando sua atenção no momento presente. Estar consciente quando come, dedicando  seus  sentidos para a experiência de comer,  ajuda  a melhorar as funções digestivas e a prevenir  episódios de compulsão alimentar.
  • Se seus convidados trouxerem doces como presentes, compartilhar com eles para que nenhuma tentação permaneça na geladeira para o dia seguinte é uma ótima solução e ainda mostra uma bela atitude com espirito natalino!

Depoimentos