(21) 3026-6335/2148-2666

Nutricosméticos para pele, celulite e melasma

Nutricosméticos para pele, celulite e melasma

Com o avanço da ciência da Nutrição e da indústria cosmética, surgiram os nutricosméticos, que são produtos para administração oral formulados e comercializados especificadamente para propósitos de beleza, podendo ser apresentados na forma de pílulas, alimentos, líquidos ou comprimidos. Conhecidos pelo conceito de beleza de “dentro para fora”, quando utilizados concomitantemente a um plano alimentar adequado e a pratica de atividade física, podem trazer benefícios na aparência física e no rejuvenescimento.

Como exemplos podemos citar:

  1. Melão de cantaloupe (curcumis melo l. clipper) – por possuir uma alta concentração de superóxido dismutase (SOD), um antioxidante de ação primária, ajuda a neutralizar a ação de radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo e inibe a lipogênese, através da redução da atividade da lipoproteína lipase (LPL), reduzindo o tamanho do adipócito (célula de gordura). Desta forma, melhora o aspecto da celulite.
  2. Silicio –  ajuda a melhorar a aparência da pele, dos cabelos e das unhas. Além disso, seu uso também é indicado para a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como osteoporose e Alzheimer.
  3. Peptídeos de colágeno- com o envelhecimento, há uma redução na produção de colágeno pelos fibroblastos na derme e a administração de peptídeos de colágeno ajuda a repor o colágeno, que possui função mecânica e estrutural para a pele, melhorando a aparência cutânea. Em conjunto com  a vitamina C, que previne a oxidação do ferro, e o silício, sua ação é potencializada. A vitamina A também é importante, pois é fundamental para a proliferação e diferenciação celular.
  4. Pycnogenol – extrato padronizado da casca do pinheiro marítimo francês (Pinus pinaster), potente antioxidante, protege contra a radiação ultravioleta (UV). Eficaz e segurono tratamento de melasma (hiperpigmentação cutânea que afeta predominantementeáreas expostas ao sol nas mulheres).
  5. Hidroxitirosol – composto fenólico extraído da oliveira (olea europaea), promove renovação celular, protege contra a radiação UV e previne hiperpigmentação (melasmas), retardando reações oxidativas envolvidas na melanogênese.

Mas Atenção! O uso desses produtos deve ser aliado a combinações de ações saudáveis, como: alimentação adequada, pobre em açúcar (podem afetar a funcionalidade dos fibroblastos), exposição de sol em horários corretos (a radiação UV estimula a ação de enzimas que degradam o colágeno) e a prática de exercícios físicos. Procure um nutricionista ortomolecular para fazer fórmulas manipuladas, de forma que o tratamento fique personalizado, de acordo com as necessidades individuais únicas.

 

Depoimentos