(21) 3026-6335/2148-2666

Quer aproveitar os benefícios do alho?

Quer aproveitar os benefícios do alho?

Antibacteriano, antifúngico, ajuda a reduzir a pressão arterial, o alho possui ainda efeito hipocolesterolemiante e auxilia na prevenção do câncer. Mas cuidado! O Tratamento térmico pode inativar a formação de compostos bioativos, responsáveis por tais benefícios.

O extrato de alho é produzido a partir da imersão de dentes de alho em solução aquosa ou alcoólica. Dentre os diversos suplementos disponíveis no mercado, o único que possui estudos demonstrando absorção e biodisponibilidade é o AGE (extrato de alho envelhecido). Possui compostos hidrossolúveis, como SAC (s- alil cisteína), SMAC ou saponinas. Tais compostos produzem diversos efeitos benéficos ao organismo. Mas  cuidado ! Pacientes que usam medicamentos anticoagulantes, podem ter  o risco de hemorragia aumentado, pois possuem efeito sinérgico.

Para usa-lo em sua alimentação o ideal é ingeri-lo cru. Porem, muitos não suportam seu odor e gosto fortes. Um estudo in vitro mostrou que o aquecimento prolongado do alho por 6 minutos ou mais pode suprimir o efeito inibitório do alho na agregação plaquetária.

Entretanto, quando o alho era macerado antes do processamento térmico, ele retinha a ação antiagregação plaquetária. Uma forma de se manter um pouco essas propriedades (em comparação ao alho cru)  é picar o alho antes e deixa-lo em repouso por 10 minutos antes de ser submetido a temperaturas altas. Desta forma pelo menos uma parte da ação benéfica é mantida.

Veja Receitas

Depoimentos