(21) 3026-6335/2148-2666

Receitas de lanches saudaveis

Receitas de lanches saudaveis

A obesidade é uma pandemia global e complexa e um grande motivo de preocupação na área da saúde, pois  pode gerar outras doenças crônicas com alto índice de mortalidade.  Quando ocorre uma anormalidade anatômica, com acúmulo de gordura visceral, pode desencadear resistência à insulina, Diabetes, dislipidemia e Hipertensão arterial. A modificação da composição corporal  e controle do apetite são fundamentais para o tratamento da obesidade.

Além da omissão do café da manhã, que provoca aumento do apetite nas refeições posteriores, muitos saltam também ou fazem de forma inadequada  o lanche da tarde.

A alimentação deve ser adequada em todas as refeições, sempre se comendo de 3 em 3 horas, e a correta combinação de alimentos no lanche da tarde pode modular a composição corporal e controlar o apetite à noite, evitando assim a tão temível compulsão alimentar noturna.

Quer alguns exemplos de lanches saudáveis, com combinações de alimentos com ótima sinergia para modular o apetite e ajudar a reduzir a gordura corporal? Vamos lá!

  1. Iogurte com lactobacilos + oleaginosas, como amêndoas e castanhas. O consumo regular de oleaginosas está envolvido em manutenção e redução do peso, pois estudos mostram que aumentam o gasto energético basal e termogênese induzida pela dieta. O iogurte ajuda a melhorar a microbiota intestinal. Descobertas recentes indicam que alterações na composição da microbiota intestinal podem contribuir para o aumento da incidência global da obesidade e distúrbios metabólicos, como: dislipidemia, resistência à insulina e diabetes mellitus.
  2. Suco de couve com laranja com bagaço + biomassa de banana verde e semente de chia. A biomassa de banana verde possui amido resistente, um carboidrato não digerível pelo organismo, que contribui para a perda de peso, pois retarda a liberação de glicose como combustível, promovendo a sensação de saciedade por um período maior de tempo. Além disso,  é um prebiótico, contribuindo para a saúde do intestino. A semente de chia adicionada, além das fibras, é rica em ômega 3, que reduz a expressão de genes que codificam enzimas lipogênicas (formadoras de gordura), além de aumentar a oxidação de gorduras e melhorar a atuação da insulina nas células, auxiliando na conversão de açúcar em energia, evitando o acumulo de gordura visceral. A couve é rica em glicosinolatos que auxiliam na eliminação de toxinas pelo organismo.
  3. Suco de Abacate, banana e colágeno hidrolisado em pó – o abacate, fruta rica em fruta rica em fibras e gordura saudável, como o ômega 9, pode ajudar no controle de peso e colesterol sanguíneo. O colágeno hidrolisado, além de ser excelente para a pele, melhorando a elasticidade e prevenindo rugas, ajuda a reduzir o apetite. A vitamina C presente no abacate ajuda na produção de colágeno no organismo.
  4. Maçã com canela e amêndoas no forno- a canela, além de ser termogênica, retarda o esvaziamento gástrico, diminuindo a concentração da glicose sanguínea pós-prandial. Além disso, melhora o funcionamento da insulina, prevenindo contra o Diabetes. A temperatura quente reduz o tempo de esvaziamento gástrico, dando mais saciedade.
  5. Guacamole funcional – feito com abacate e vegetais, é rico em gorduras do bem e fibras. A gordura presente ajuda na absorção dos carotenoides dos vegetais.
  6. Brownie de cacau, batata doce e óleo de côco- a batata doce é rica em fibras, dando saciedade, além de conter vitamina A, magnésio e cálcio, minerais que ajudam no emagrecimento. O magnésio, assim como o cálcio, podem formar sais com ácidos graxos no intestino, e, dessa forma, reduzir o conteúdo de energia digerível da dieta. O óleo de côco (TCM ), aumenta o gasto de energia, pode resultar em saciedade mais rápida e prolongada, e facilita o controle de peso quando incluído na dieta como um substituto para gorduras contendo TCL..
  1. Crepioca com pasta de grão de bico- enriquecida com ovo, proteína de alto valor biológico, reduz o índice glicêmico da tapioca, prolongando a sensação de saciedade. O grão de bico é rico em fibras, proteínas, magnésio, calcio e triptofano, aminoácido que ajuda a produzir a serotonina, responsável pelo bem estar e auxiliar na redução da vontade de comer doce, enriquecendo ainda mais este lanche super gostoso e saudável.
  2. Torta funcional de banana- além das propriedades da banana como sacietogênica, temos também a canela, o gergelim ( rico em gorduras do bem, que são antiinflamatórias, fibras, magnésio e cálcio – minerais que auxiliam o emagrecimento).
  3. Brownie de chocolate, banana verde e pyillium – além de delicioso, contem uma combinação perfeita de fibras e antioxidantes para você saborear sem culpa, além de manter seu intestino funcionando como nunca!

Veja Receitas!

Depoimentos