(21) 3026-6335/2148-2666

Você come de forma saudável, mas não emagrece?

Você come de forma saudável, mas não emagrece?

Você come de forma saudável, escolhendo bem os alimentos, mas não emagrece? Parabéns, já está fazendo bastante coisa! Mas, para tirar ainda mais proveito de seus novos hábitos saudáveis, devemos ficar atentos ao horário de cada refeição, além de escolher a melhor combinação entre os alimentos. É importante respeitar o momento do dia em que cada nutriente trabalha mais por você, pois, no momento da absorção das substâncias presentes na refeição, há muita competição entre elas e, quase sempre, os micronutrientes, como vitaminas e minerais, saem perdendo. A carência desses micronutrientes pode tornar seu metabolismo mais lento e promover acúmulo de gorduras em locais indesejáveis. Além disso, caso seu intestino não esteja funcionando bem e em Disbiose, que é um desequilíbrio entre bactérias boas e ruins em nosso organismo, você terá dificuldade de absorver esses nutrientes e de perder gordura. A disbiose inibe a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a K, B7 e B12, e permite o crescimento de fungos e bactérias capazes de afetar o bom funcionamento do organismo.

O cálcio, por exemplo, facilita a perda de peso e oferece proteção cardiovascular, além de participar de uma série de funções fisiológicas, como a contração muscular e a diminuição na produção das células de gordura. Onde encontramos? No iogurte, queijos, vegetais verdes, como brócolis, nas amêndoas, avelãs, tofu e semente de melão.  Muito cuidado com o café! A cafeína atrapalha a retenção de cálcio, podendo promover perda óssea. Além disso, é fundamental ingerirmos o cálcio longe das refeições ricas em ferro (por ex. feijão), que compete com o cálcio.

O resveratrol,  composto fenólico da uva, protege o organismo do stress oxidativo, que pode promover o câncer e problemas cardiovasculares. Desta forma, o consumo de resveratrol aumenta a longevidade, com efeito antienvelhecimento. Podemos utilizar um copo de 200 ml de Suco de uva integral (sem açúcar) por dia, segundo o plano alimentar proposto. Uma forma interessante de se consumir é através de uma gelatina de frutas caseira.

A vitamina C é precursora de colágeno (evita a perda de elasticidade da pele) e de carnitina (responsável pelo transporte da gordura para dentro das células e, consequentemente, da eliminação delas do organismo). Encontramos na acerola, Kiwi, abacaxi, manga, mamão, limão. Uma forma inteligente de se consumir é fazendo uma salda de vegetais verdes combinada com uma fruta. A quantidade diária necessária é entre 75 e 100 miligramas por dia, a partir dos alimentos. A suplementação sintética acima dessa dose pode inibir a produção de novas mitocôndrias que garantem a formação de energia, queima de gordura e o bom funcionamento do organismo.

O magnésio participa de mais de 300 reações enzimáticas em nosso corpo. É importante para o sistema imunológico e a captação de oxigênio durante o treino. Exercício físico e alimentos fonte de magnésio colaboram para a quebra da gordura, além de melhorar a produção de energia pelo tecido muscular. Uma boa forma de ingestão é comer uma fruta com 2 colheres de sopa de semente de abóbora. Cuidado com o café junto, pois atrapalha sua absorção.

O Zinco regula hormônios relacionados com a saciedade e melhora a resistência à insulina, hormônio responsável para controlar a glicose no sangue, que pode provocar diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue começam a subir, uma cascata de efeitos patológicos saem do controle, podendo levar a doenças do coração, câncer e até Alzheimer. O zinco ainda tem ação antioxidante e favorece o sistema imunológico. Encontramos o Zinco nas ostras, cereais integrais, semente de abobora, semente de gergelim, nozes amêndoas e avelã.

Ah, não podemos esquecer do ômega-3!  Indispensável para combater processos inflamatórios nas células, seu consumo facilita a perda de gordura e protege contra doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Encontramos nos peixes de águas profundas, sementes de linhaça e chia.

Marque sua consulta para incluir esses alimentos nos horários certos para você!

 

 

 

 

Depoimentos