(21) 3026-6335/2148-2666

Você conhece os fitoquímicos?

Você conhece os fitoquímicos?

Fitoquímicos são compostos químicos presentes em determinados alimentos, sem valor nutricional, mas com propriedades bioativas antioxidantes, com a função de proteger as células da oxidação e da ação dos radicais livres.
As substâncias fitoquímicas são encontradas em vários alimentos consumidos pelos seres humanos como os vegetais, as frutas, os legumes, os grãos e sementes, e auxiliam na prevenção de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

Mas, afinal, será que é fácil identificar quais alimentos possuem esse pigmento tão saudável para a saúde? Este é um dos motivos para se consumir alimentos coloridos diariamente, já que cada cor apresenta um fitoquímicos diferentes.

Seguem alguns exemplos:

Laranja e Amarelo: são ricos em betacaroteno, antioxidante que fortalece o sistema imunológico, e em vitamina A, que reduz os riscos das doenças do coração. Fontes: mamão, damasco, laranja, melão amarelo, abacaxi, etc.

Vermelho: antioxidante que previne doenças do coração e diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata, o licopeno é o pigmento responsável pela cor vermelha. Fontes: tomate, goiaba vermelha, melancia, etc.

Verde: apresenta luteína, zeaxantina e clorofila que protegem os olhos, desintoxicam o corpo, regulam a pressão e reforçam o sistema imunológico, o sistema circulatório e o músculo cardíaco. Fontes: brócolis, couve, repolho, mostarda, acelga, kiwi, etc.

Azul e Roxo: a antocianina é o pigmento antioxidante responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversas frutas e vegetais. Previne contra doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e previne contra o câncer. Fontes: berinjela, repolho roxo, amora, rabanete, cereja, mirtilo etc.

Além desses, existem as isoflavonas encontradas nos alimentos à base de soja. O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Os compostos organossulforados, que contém enxofre e são encontrados em vegetais crucíferos tais como, couve flor, repolho, couve, brócolis, alho, cebola, auxiliam na desintoxicação do fígado e protegem contra o câncer. Procure um nutricionista funcional e ortomolecular para utilizá-las de forma adequada.

Clique aqui e veja algumas receitas de sucos para incluirmos em nossa alimentação diária

Clique e veja receitas de sopas

Depoimentos