(21) 3026-6335/2148-2666

Carne vermelha e Diabetes

Carne vermelha e Diabetes

Devido ao envolvimento da mioglobina na formação de AGEs, a carne vermelha e a carne vermelha processada em particular têm os maiores valores de AGE com a carne crua contendo 707 kU por 100 g, salsichas de carne cozida 7.484 kU por 100 g e salsichas de carne grelhada 11.270 kU por 100 g  No entanto, observa-se que os alimentos ricos em carboidratos refinados contribuem com a maioria dos AGEs para a dieta humana, devido à maior quantidade de carboidratos consumidos, apesar do alto teor de AGE da carne vermelha e processada .

Um estudo cruzado em 20 indivíduos com diabetes descobriu que uma única refeição de alto nível de AGE induzia disfunção endotelial e estresse oxidativo significativos em comparação com uma refeição idêntica com cerca de um sexto do conteúdo de AGE.

Embora a carne vermelha e processada seja uma boa fonte de ferro, zinco e vitamina B12, certamente a carne vermelha e processada contém componentes prejudiciais. Ferro heme, AGEs e TMAO têm fortes ligações mecânicas com a resistência à insulina. AGEs dietéticos excessivos estão intimamente associados à resistência à insulina. Aumento das reservas de ferro heme pode facilitar a oxidação de ácidos graxos livres produzindo aumento de radicais livres que danificam as células beta. A interação entre os componentes pode desempenhar um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento do DM2. No entanto, mais estudos de intervenção são necessários para esclarecer essas relações e tirar uma conclusão firme sobre seus papéis no DM2. Há resultados mistos de intervenções relacionadas aos efeitos da ingestão de SFA na resistência à insulina, muito poucos estudos dietéticos de intervenção clínica com AGE com medidas dinâmicas de resistência à insulina, e poucos estudos de ingestão de ferro heme na dieta com boas medidas de sensibilidade à insulina.

  1. A review of potential metabolic etiologies of the observed association between red meat consumption and development of type 2 diabetes mellitus Yoona Kim, Jennifer Keogh, Peter Clifton. Curr Diab Rep (2013) 13:298–306
  2. Meat Consumption, Diabetes, and Its Complications Edith J. M. Feskens & Diewertje Sluik.Curr Diab Rep (2013) 13:298–306

Depoimentos