(21) 3026-6335/2148-2666

Sucos que ajudam na melhora da ressaca

Sucos que ajudam na melhora da ressaca

Época de festas de Natal e réveillon é sempre a mesma história: difícil conter a gula diante de mesas tão fartas e dizer não para mais uma (só uma!) tacinha. Antes de correr para a farmácia atrás de um analgésico ou antiácido, a sugestão é buscar na geladeira e no armário da cozinha alguns ingredientes que podem aplacar os sintomas da ressaca por excesso de comes e/ou bebes.

Para ser metabolizado, o álcool precisa passar pelo fígado e, nesse processo de metabolização, ocorre a formação de uma substância intermediária, o acetaldeído, que é muito mais tóxica e lesiva para o fígado e para o organismo do que o próprio  álcool. Ocorre a formação de radicais livres, substâncias que podem causar danos celulares.

Quando o alcool é ingerido em excesso, o estoque de uma substância chamada glutationa (enzima que ajuda na eliminação do acetaldeido) esgota-se rapidamente do fígado e  o acetaldeido pode se acumular no organismo.

Na receita da nutricionista funcional Daniela de Almeida, a couve ficou de fora, mas foi substituída pela rúcula, numa mistura com banana prata, laranja, hortelã e água.

– A rúcula, que é do grupo das crucíferas, mesmo grupo da couve,  possui uma substancia bioativa  chamada indol 3 carbinol,importante fonte de glutationa, além de possuir vitaminas C, E e carotenoides, com potente  atividade antioxidante. Além disso é uma forma de variar o Suco verde, diz Daniela.

A laranja possui limonene, substancia que estimula a glutationa, que além de ser um importante composto antioxidante que ajuda no processo metabólico do álcool, estimula o sistema imune, fortalecendo o organismo.

Graças a seu valor energético, vitaminas do Complexo B e  teor de potássio e magnésio ( vitaminas e minerais que podem ser depletados com uso abusivo de álcool) a Banana é uma ótima fruta a ser consumida para melhorar a fadiga e evitar carências nutricionais causadas pela ressaca.

O hortelã é digestivo, refrescante  e aromático, melhorando o gosto amargo na boca e o mau hálito causados pelos estragos do álcool no organismo.

Também com banana, Daniela de Almeida criou o Suco vinho, incrementado com açaí e beterraba, que além de delicioso, é composto de gorduras saudáveis, antioxidantes e ajuda na performance esportiva. O ideal é tomar 1 hora antes dos exercícios.

A beterraba contém compostos bioativos, como a betacianina, que além de conferir sua linda cor vermelho violeta, possui propriedades antioxidantes. Boa fonte de ácido fólico,contém fibras solúveis que ajudam na saciedade e no controle do colesterol. Possui Betaína, que estimula as células do fígado a se livrarem de toxinas. Auxilia na produção de óxido nítrico, que mantém os vasos sanguíneos dilatados, melhorando a performance no exercício, auxiliando no transporte de nutrientes para o músculo, gerando energia mais rapidamente.

O açaí é um energético natural, com boa quantidade de carboidratos, minerais, como cálcio, magnésio e potássio, gorduras boas e fibras. Por conta disso, o açaí está entre os melhores alimentos para recuperação do corpo. E ao contrário do que muitos imaginam, se consumido com moderação, o açaí não engorda. Cada 100g de polpa congelada possui 58 kcal.  Mas cuidado! Em excesso pode formar gordura localizada, pois se ingerirmos carboidratos além de nossas necessidades, eles se transformam em gordura, principalmente na região abdominal.

Antes de qualquer um enfiar o pé na jaca, especialistas lembram algumas dicas importantes.

—  Deve-se lembrar de nunca ingerir bebida alcoólica de estomago vazio, pois neste caso a absorção do álcool ocorre mais rapidamente, havendo mais probabilidade de ocorrerem maiores estragos ao organismo. Beber um copo d’água intercalando com um copo da bebida também é uma atitude sábia, pois acaba diluindo o álcool e a absorção se torna mais lenta.— diz Daniela.

RECEITAS

ANTIRRESSACA (Daniela de Almeida)

Ingredientes: 10 folhas de rúcula orgânica, 1 banana prata, 1 laranja espremida, 100ml de água e 5 folhas de hortelã.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba o suco assim que ficar pronto.

Rendimento: 1 copo

SUCO VINHO (Daniela de Almeida)

Ingredientes: 100g de polpa de açaí, 1 banana nanica, 1 colher de sopa de beterraba, 1/2 copo de água.

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificado e tomar em seguida.

Leia mais sobre esse assunto em http://ela.oglobo.globo.com/beleza/sucos-shakes-desintoxicam-ajudam-diminuir-culpa-pelos-excessos-nas-festas-de-fim-do-ano-14947821#ixzz3NxJSrEDN

Depoimentos