(21) 3026-6335/2148-2666

Teff um super grão chegando no Brasil

Teff um super grão chegando no Brasil

A Etiópia é um dos países mais pobres do mundo, conhecida por sua precária situação de segurança alimentar. Mas também é a terra natal de teff, um grão antigo altamente nutritivo chegando em lojas de produtos naturais do Rio de Janeiro.

Teff é uma farinha agradável e leve, com exclusivo sabor, parecido com nozes.

Sem glúten , é um dos menores de grãos do mundo. Cerca de 100 grãos de teff são do tamanho de um único grão de trigo! Apesar do seu tamanho, é rica em minerais e em proteínas. O Conselho de Grãos Integrais estima que etíopes recebam cerca de dois terços da proteína que ingerem através do teff. Corredores fundistas da Etiópia têm creditado sua energia e saúde para o grão.

Famílias etíopes utilizam a farinha teff e, um dos pratos favoritos com teff, comido em quase todas as refeições etíopes é um crepe achatado, chamado Injera, onde a farinha tem que ficar fermentando em água por 3 dias.

Em comparação com outros grãos, tem uma porcentagem muito maior de farelo e germe, por isso é uma boa fonte de cálcio, fibras , proteínas e vitamina C. O teor de cálcio em teff supera significativamente o de todos os outros grãos. (1 xícara de teff cozido oferece 123 miligramas)

Além disso, de acordo com o Conselho de Grãos Integrais, teff é rica em amido resistente, um tipo de fibra dietética que pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, promover saciedade e a saúde do cólon.
Aqui no Rio de janeiro, seu preço ainda é salgado: R$42,70 o pacote da farinha, com 680 g.

Quer uma receita de brownie com Teff? Clique aqui!

Depoimentos